Vereador e blogueiro são denunciados por divulgar pesquisa sem registro
Publicação teria ocorrido nas redes sociais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Publicação teria ocorrido nas redes sociais
Vereador em Dourados, município a 228 quilômetros de Campo Grande, Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Pastor Cirilo (PMDB), candidato à reeleição, foi denunciado à 18ª Zona Eleitoral por suposta divulgação de pesquisa de intenção de votos sem registro ou inexistente. Segundo a representação contra ele, a intenção do parlamentar é beneficiar o candidato a prefeito de sua chapa, o deputado estadual e seu correligionário Renato Câmara.
A representação foi feita pela “Coligação Compromisso de Verdade”, que tem o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) na condição de postulante à prefeitura, contra a “Coligação Coragem Para Mudar Dourados”, o vereador Pastor Cirilo e um blogueiro da cidade. O motivo seriam dados tornados públicos nas redes sociais dos denunciados.
Conforme a denúncia a qual o Jornal Midiamax teve acesso, o parlamentar, sua coligação e o blogueiro “estão divulgando pesquisa eleitoral sem qualquer registro, realizada pelo Instituto Perspectiva, com o intento de beneficiar o candidato a Prefeito da Renato Câmara”.
Ainda de acordo com a representação, com a divulgação dessa pesquisa, “os representados infringiram o art. 33º, § 3º, da Lei n. 9504/97, posto que divulgaram dados de pesquisa inexistente ou não registrada na Justiça Eleitoral”.
Por esse motivo, a coligação responsável pela denúncia pede a aplicação de multa aos acusados.
Apesar de ter recebido a denúncia, a juíza Daniela Vieira Tardin, titular da 18ª Zona Eleitoral, declarou incompetência para julgar o caso.
A magistrada considerou que denúncia desse gênero é de exclusiva responsabilidade do Juízo da 43ª Zona Eleitoral, Jonas Hass Silva Junior, em conformidade com a Resolução TRE-MS n. 551, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
O Jornal Midiamax entrou em contato com o vereador Pastor Cirilo na tarde desta terça-feira (6). Embora a representação contra ele tenha sido divulgada pela Justiça Eleitoral no início da noite de segunda-feira (5), o parlamentar alega não ter sido notificado a esse respeito até o momento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.