Servidores protestam, mas projetos são aprovados na penúltima sessão ALMS
Manifestantes temem ser prejudicados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Manifestantes temem ser prejudicados
Apesar do protesto de vários servidores públicos para retirada de pauta, os deputados da Assembleia Legislativa os aprovaram em sessão extraordinária nesta quarta-feira (21) dois projetos do poder executivo. Um dos textos impõe limite à pensão até então vitalícia para dependente de servidor público que vem a óbito. O intuito é fazer com que o pensionista receba o dobro do tempo que o servidor contribuiu com a previdência e não por toda vida como ocorre hoje. Somente Policiais e Bombeiros militares ficam de fora.
De acordo com o deputado Rinaldo Modesto (PSDB) a medida aliviaria o deficit na previdência que só em 2016 passa de R$ 700 milhões. Mas, para Thiago Mônaco, integrante Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, é necessário que haja revisão na matéria.
“Viemos aqui pedir que não seja votado porque não é justo mais uma vez o servidor pagar a conta”, disse. Outro projeto que está gerando protesto na Casa de Leis é o que autoriza o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a conversar com a União para renegociar a dívida do Estado.
Para os servidores, o diálogo vai gerar tratativas que podem atingir o funcionalismo público. Isso porque, para eles, a União vai impor condicionantes como aumento da contribuição previdenciária, congelamento dos salários por determinado período e assim por diante.
O deputado Pedro Kemp (PT) concordou com os protestantes. “Isso é dar um cheque em branco para o governador ir lá negociar”, avaliou. Mas o parlamentar Beto Pereira (PSDB) rebateu alegando que trata-se somente de diálogo e quando houver as condições impostas pela governo Federal, outro projeto será votado.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul, André Luiz Santiago, não concorda com o texto. “O governo deu isenção fiscal de 90% para diversas empresas, porque não tira daí ao invés de mexer com o funcionalismo público?”, questionou.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Em pré-estreia, fofura do elenco de ‘Chico Bento’ rouba a cena no último dia da CCXP 24
Novo filme da Mauricio de Sousa Produções, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa serviu como o pontapé inicial do último dia de CCXP24, que acontece neste domingo (8).
Latidos de cachorro alertam família que encontra motorista morto no banheiro
Cachorro da família começou a latir, estranhando aparentemente a longa permanência de seu dono no local
Denunciante termina preso após ameaças e confusão no Jardim das Hortênsias
Segundo boletim de ocorrência, denunciante aparentava estar embriagado. Supostos agressores desacataram autoridades
Luis Henrique é eleito craque e Botafogo coloca cinco jogadores na seleção do campeonato
Atacante foi escolhido como melhor do Brasileirão, da Libertadores e tem sido convocado para a Seleção Brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.