Salários caem no 1° dia útil do ano

Amanhã o pagamento dos servidores estaduais será depositado, conforme calendário divulgado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), no final de novembro do ano passado. Ao todo são R$ 405 milhões para arcar folha de 70 mil funcionários. No dia 1° de janeiro muitos foram checar conta e estranharam não haver o depósito.

Isso porque, segundo eles, em anos anteriores o salário era pago no primeiro dia do ano, em 2016 ficou para o primeiro dia útil, segunda-feira (4). Ao Jornal Midiamax o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto Assis, lembrou que a data foi amplamente divulgada.

Já parte dos servidores municipais de Campo Grande ainda vão receber a segunda etapa do 13° salário. Em dezembro somente metade dos quase 20 mil trabalhadores foi contemplado integralmente. Os demais obtiveram metade do valor com promessa de depósito do restante no próximo dia 15.

A regra é válida para os comissionados que foram exonerados quando o prefeito Alcides Bernal (PP) retornou ao Paço em agosto do ano passado. Ele demitiu todos os contratados pelo vice-prefeito afastado Gilmar Olarte (PP). As rescisões começaram a ser feitas também de forma escalonada em dezembro e terminam em janeiro.

Além da crise, o radialista sustentava que antes de fazer o acerto era necessário ter resultado de auditoria para detectar possíveis funcionários fantasmas. Ele chegou a citar pessoa com salário de R$ 19 mil, mas até o momento nenhuma informação detalhada e oficial sobre o levantamento foi divulgada.