Sérgio Moro manda soltar nove presos temporários da 26ª fase da Lava Jato

Prazo das prisões vencia hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prazo das prisões vencia hoje

O juiz federal Sérgio Moro determinou a soltura de nove presos temporários da 26ª fase da Operação Lava Jato, em razão do vencimento do prazo, neste sábado. A previsão, segundo divulgou o portal G1 no Paraná, é que eles devem ser soltos assim que os advogados chegarem à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba com os mandados de soltura;

Essa fase da Lava Jato investiga o “Setor de Operações Estruturadas” da Odebrecht, classificado pela polícia como departamento exclusivo para o gerenciamento e pagamento de valores ilícitos, ou seja, propina. A ação baseou-se na delação premiada de Maria Lúcia Tavares, ex-funcionária da empreiteira que atuava no setor.

Na quinta-feira (24) o juiz Sérgio Moro decretou sigilo sobre o andamento desta fase da Operação, denominada “Xepa”, depois de divulgada uma planilha com nomes de mais de 200 políticos que podem ter recebido dinheiro da empreiteira, entre eles quatro de MS (o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ex-governador André Puccinelli (PMDB), o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o deputado federal Vander Loubet (PT). Todos negaram recebimento de valores ilegais da Odebrecht

No despacho, Sérgio Moro também informou que vai mandar a planilha contendo citações de doações feitas para políticos ao Supremo Tribunal Federal  (STF). O documento foi apreendido na casa de um funcionário da Odebrecht.

No texto, Moro reiterou que o executivo atuava em uma área da empresa diferente da que fazia doações com pagamentos ilícitos. Por isso, defendeu que o documento merece ‘uma análise mais detalhada sobre o conteúdo’, de acordo com o G1.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula