Secretário nega sumiço de vacinas e se esquiva de perguntas da CPI
Ivandro Fonseca prestou depoimento nesta sexta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ivandro Fonseca prestou depoimento nesta sexta-feira
O secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca prestou depoimento nesta sexta-feira para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Vacinas, que investiga suposto sumiço de doses da rede pública de saúde. Ele negou que lotes contra o vírus Influenza H1N1 tenham sumido em Campo Grande.
No entanto, segundo a Câmara Municipal, ele evitou responder boa parte das perguntas feitas pelos vereadores, alegando ser de responsabilidade dos técnicos da pasta o controle sobre determinadores setores da secretaria, e ainda atribuiu culpa a setores da imprensa, que teriam propagado a informação de que as doses teriam desaparecido.
Conforme Ivandro, todo o processo de vacinação deste ano foi feito conforme preconiza o Ministério da Saúde, sendo a responsabilidade dessa escolha do município. A campanha, garante, foi desenvolvida conforme o previsto e estabelecido em anos anteriores. “Nosso parâmetro é a meta. E Campo Grande alcançou essa meta [de imunização] que havia sido programada. Conseguimos obter êxito”, afirmou.
O titular da Sesau ainda negou que tenha dito que os lotes enviados para Campo Grande sumiram e, segundo ele, coube a alguns veículos de comunicação espalhar a informação. “O ônus da prova cabe a quem acusa. Nunca falei que sumiram vacinas. Alguns veículos de comunicação que propagaram essa informação. Quando fiquei sabendo, mandei apurar. Uma sindicância foi instaurada e, conforme o parecer da comissão, que concluiu a improcedência dos fatos noticiados. Eu declarei que existiam doses insuficientes nos frascos, que depois foi reconhecido como perda técnica. Se outras pessoas falaram que sumiu, não posso me responsabilizar”, disse.
Ivandro também confirmou aos vereadores da CPI que houve vacinação em locais além das unidades de saúde, como shoppings. “Campo Grande tem autonomia para isso. Houve sim, como em anos anteriores também houve”, afirmou.
O secretário de Saúde, ainda segundo a Câmara Municipal, também não respondeu perguntas dos vereadores sobre a perda técnica dos lotes de vacina, bem como sobre o mapa de vacinação de Campo Grande. Segundo ele, a resposta é de responsabilidade dos chefes de departamento da Sesau.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.