República cairá com delação de empreiteiras, prevê Delcídio do Amaral
Financiamento de campanhas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Financiamento de campanhas
O senador Delcídio do Amaral falou em delação premiada sobre a existência de um esquema de financiamento de campanhas eleitorais em troca de repasses do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Ele explicou ainda que Luciano Coutinho, presidente do principal instrumento do governo para investimentos na economia do país, sinalizava “de uma forma sutil” a aprovação de financiamento do banco de fomento obrigando grandes empresas a fazerem doações para campanhas eleitorais.
“Nas reuniões com Luciano Coutinho, este, de maneira muito sutil, muito elegante, afirma que estão tramitando os pedidos das empresas e aparece com outra conversa: nos ajudem, nos apoiem”, afirmou Delcídio em delação homologada nesta terça-feira (15).
Além disso, ele disse que Odebrecht, OAS e Andrade Guiterrez são pragmáticas, e, em função de seus interesses, “financiam pessoas que vão proporcionar as ações que vão de encontro aos seus planos de negócio”.
O senador, no entanto, afirma que não presenciou as conversas com Luciano Coutinho e não sabe “se houve alguma concretude”. Ele indicou ainda que “a república cai” se empreiteiras fizerem delação.
Outro lado
Em nota enviada à imprensa, o BNDES esclarece que qualquer processo de concessão de crédito por parte do banco é baseado exclusivamente nas boas práticas bancárias, com critérios impessoais e técnicos.
“Todas as ações, tanto do bBanco quanto de seu presidente, sempre foram pautadas pela lisura e pelo estrito cumprimento pleno das disposições legais e regras da própria instituição”, explicou o banco de fomento, acrescentando que rechaça insinuações de que tenha concedido vantagem ou sofrido influência indevida de quem quer que seja para conceder apoio financeiro a qualquer empresa.
“Os financiamentos do BNDES passam por dezenas de técnicos e órgãos colegiados, e não existem operações secretas no banco: todos os financiamentos, nacionais e internacionais, estão disponíveis para consulta pela internet por qualquer cidadão. Em consequência deste rigor, o BNDES tem a menor taxa de inadimplência do Sistema Financeiro Nacional, público ou privado”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.