Renegociação da dívida pode ajudar na demarcação de terras indígena, diz Reinaldo
Cada governo aportaria uma parte
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cada governo aportaria uma parte
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) acredita que se a questão da dívida de Mato Grosso do Sul avançar e ocorrer recontratualização o Estado pode auxiliar a União a tirar do papel a demarcação das áreas indígenas.
“Se acontecer a recontratualização da dívida e da forma que vier, pode aumentar o fluxo financeiro até para o Estado poder ajudar nessa questão das demarcações. O governo Federal aporta uma parte e a gente aporta outra e tenta distensionar este conflito das regiões em Mato Grosso do Sul”, disse durante agenda pública na tarde desta sexta-feira (17).
Os governadores de todos os estados do Brasil devem se reunir na casa do chefe do Executivo de Brasília na próxima segunda-feira (21), justamente para levar um única proposta à União em relação a dívida. “Fizemos uma proposta ao governo Federal e a União fez outra. Vamos nos reunir para ver se fechamos isso”, explicou.
No noite desta sexta Azambuja tem jantar marcado com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, no CMO (Comando Militar do Oeste). Na pauta está a tensão entre indígenas e produtores rurais em Caarapó, a 276 quilômetros de Campo Grande.
Ocupação e conflito – Cerca de 600 indígenas, da etnia Guarani-Kaiowá, estão desde o último domingo (12), ocupando a fazenda Yvu, em Caarapó. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue. Na terça-feira (14), o agente de saúde indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos, foi atingido por um tiro durante um confronto e morreu antes mesmo de chegar ao hospital.
Ficaram feridos no confronto um menino de 12 anos, que foi atingido com um tiro na barriga. Ele foi operado e já está consciente. O garoto teve lesões no estomago, intestino e rim.
Jesus de Souza, de 29 anos, também ferido na barriga passou por cirurgia está consciente. Libesio Marques Daniel, de 43 anos, levou quatro tiros e foi ferido no tórax, barriga e cabeça. Ele não precisou passar por cirurgia e está consciente. Valdilio Garcia, de 26 anos, foi ferido com um tiro no tórax e passou por cirurgia para a instalação de um dreno. Norivaldo Mendes, de 37 anos, liderança indígena passou por um procedimento cirúrgico para colocação de um dreno no tórax.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.