Questão indígena é discutida na Assembléia e gera conflito de opiniões entre deputados
Petista quer intervenção da Força Nacional em áreas invadidas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Petista quer intervenção da Força Nacional em áreas invadidas
A questão do conflito indígena voltou a ser assunto na manhã desta quinta-feira (4) durante sessão da Assembléia Legislativa. O deputado Pedro Kemp (PT) pediu reforço da Força Nacional em áreas de invasão, ao passo que o deputado Zé teixeira (DEM) defendeu a expulsão dos índios e fez comparação do caso “ é como a periferia entrar no supermercado e pegar o que quiser”.
Na tribuna, Pedro Kemp disse que solicitou ao Governo do Estado que peça a intervenção da União, solicitando a presença dos agentes da Força Nacional na região de Coronel Sapucaia, zona de conflito entre índios e produtores rurais. O deputado justificou que já se reuniu com secretario de estado de justiça e segurança pública, Silvio Cesar Maluf, que se comprometeu a encaminhar agentes da Polícia Milita Miltar para a região, medida que avalia ineficaz.
“A situação na região é delicada e acredito que a intervenção da Força Nacional se faz extremamente necessária para evitar novos conflitos entre fazendeiros e índios,” avaliou o deputado petista.
Ao tratar do assunto, o deputado Zé Teixeira (Dem) disse que a situação é muito séria e se posicionou a favor dos fazendeiros. “Os índios já invadiram duas uma fazenda da região com invernada de 200 bois. Se invadirem novamente, devem ser retirados, afinal não é permitido entrar em propriedade particular sem autorização”, defendeu.
Pedro Kemp disse que os índios deveriam permanecer nas terras e que existe lei para assegurar. Suas falas foram novamente debatidas por Zé Teixeira. “Se invadir propriedade privada é legal, retirar os invasores das terras também é” .
O democrata finalizou seu discurso sugerindo que as invasões indígenas fossem comparadas com pessoas da periferia. “É como uma pessoa, em situação vulnerável, entrar em um supermercado e pegar o quiser”, disse.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.