Quem não votou no 1º turno das eleições tem até esta quinta para justificar

Já do 2º turno, os eleitores tem até dia 29

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Já do 2º turno, os eleitores tem até dia 29

O eleitor que não votou  e nem justificou sua ausência no 1º turno das eleições, ocorrida no dia 2 de outubro, tem até esta quinta-feira (1º) para apresentar a justificativa ao Juiz Eleitoral.

Para justificar é preciso preencher o “Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós Eleição”, que pode ser obtido nos Cartórios Eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor ou no site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Segundo o TRE-MS, ao entregar o requerimento à Justiça Eleitoral, o eleitor deverá apresentar um documento que comprove o motivo de sua ausência, como atestado médico ou bilhetes de passagens.

Já para quem não votou no 2º turno que ocorreu em Campo Grande, realizado dia 30 de outubro, a justificativa da ausência termina no dia 29 de dezembro.

O eleitor que não votar e não apresentar justificativa em três eleições consecutivas, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado e fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. (Informações TRE-MS)

Conteúdos relacionados

Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)
Ronaldo Caiado
tre-ms diplomação