Projeto pede cartazes com informações sobre tipo de criação bovina comercializada
Devem afixar cartazes em lugar visível
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Devem afixar cartazes em lugar visível
Na sessão ordinária desta terça-feira (29), o deputado estadual Angelo Guerreiro (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que propõe que os estabelecimentos comerciais localizados no Estado informem se a carne bovina comercializada é oriunda de animais criados em confinamento.
Considera-se confinamento o sistema de criação de animais fechados em piquetes ou qualquer tipo de cercado que tenha área restrita, onde são alimentados de forma a acelerar a engorda, otimizando o processo produtivo.
Os estabelecimentos comerciais devem afixar cartazes em lugar visível próximo ao local onde são feitos os cortes e a pesagem da carne, medindo no mínimo 40×20 centímetros, com escrita clara e legível, contendo a informação: “Carne bovina originária de confinamento”.
Quem não cumprir a lei, deverá pagar multa no valor correspondente a 250 Unidades Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS), e esse valor será dobrado em caso de reincidência. Se a infração continuar ocorrendo, o infrator será sujeito à sanção prevista no Art.56, inciso VII e Art. 57 do Código do Consumidor, Lei 8078, de 11 de setembro de 1990. A fiscalização e a aplicação do disposto nesta Lei serão realizadas pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor e esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
Em sua justificativa o deputado explica que “o sistema de confinamento busca uma maior maciez da carne e os estudos constantes sobre o assunto demonstram que o plano nutricional oferecido a esses animais modificam o perfil de ácidos graxos, tem maiores taxas de crescimento, textura, maciez e suculência da carne aumentadas devido à perda de gordura intramuscular, já os criados soltos no pasto tem a carne mais escura e a carcaça mais magra”, destacou Angelo Guerreiro.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.