Projeto pede cartazes com informações sobre tipo de criação bovina comercializada

Devem afixar cartazes em lugar visível

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Devem afixar cartazes em lugar visível

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), o deputado estadual Angelo Guerreiro (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que propõe que os estabelecimentos comerciais localizados no Estado informem se a carne bovina comercializada é oriunda de animais criados em confinamento.

Considera-se confinamento o sistema de criação de animais fechados em piquetes ou qualquer tipo de cercado que tenha área restrita, onde são alimentados de forma a acelerar a engorda, otimizando o processo produtivo.

 Os estabelecimentos comerciais devem afixar cartazes em lugar visível próximo ao local onde são feitos os cortes e a pesagem da carne, medindo no mínimo 40×20 centímetros, com escrita clara e legível, contendo a informação: “Carne bovina originária de confinamento”.

 Quem não cumprir a lei, deverá pagar multa no valor correspondente a 250 Unidades Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (UFERMS), e esse valor será dobrado em caso de reincidência. Se a infração continuar ocorrendo, o infrator será sujeito à sanção prevista no Art.56, inciso VII e Art. 57 do Código do Consumidor, Lei 8078, de 11 de setembro de 1990. A fiscalização e a aplicação do disposto nesta Lei serão realizadas pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor e esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 Em sua justificativa o deputado explica que “o sistema de confinamento busca uma maior maciez da carne e os estudos constantes sobre o assunto demonstram que o plano nutricional oferecido a esses animais modificam o perfil de ácidos graxos, tem maiores taxas de crescimento, textura, maciez e suculência da carne aumentadas devido à perda de gordura intramuscular, já os criados soltos no pasto tem a carne mais escura e a carcaça mais magra”, destacou Angelo Guerreiro.   

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado