Vítimas de “uma forte campanha”

O Prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel, enviou hoje (16) carta em solidariedade à presidenta e ao ex-presidente Luiz Inácio da Silva. Para Pérez Esquivel, os dois são vítimas de “uma forte campanha” para “derrubar” o governo e “destruir o PT”.

“Quase todos os políticos que apoiam o impeachment de Dilma têm vários processos penais em andamento por atos de corrupção. Isso indica que isso não é a variável determinante”, escreveu o ganhador do Nobel da Paz. “A corrupção não se combate violando a Constituição. Se combate com transparência e mais democracia”, acrescentou.

Em entrevista sobre os 40 anos do golpe na Argentina, no próximo dia 24, Pérez Esquivel também falou da situação no Brasil. “O que está acontecendo no Brasil agora? Querem tirar Dilma e Lula do governo. Ou seja, existe uma condenação antes de se saber se [as denúncias] são verdadeiras ou não.”

Pérez Esquivel também enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que visitará a Argentina, depois de ir a Cuba. Obama tinha previsto ficar em Buenos Aires nos dias 23 e 24 de março. Mas, na carta, Pérez Esquivel sugeriu ao presidente norte-americano mudar seus planos, uma vez que a visita no dia em que os argentinos saem às ruas para homenagear milhares de desaparecidos da ditadura poderia ser vista como “uma provocação”.

“A agenda de Obama mudou e agora ele vai passar o dia 24 de março em Bariloche, conhecendo as belezas naturais do Sul da Argentina, o que foi uma boa ideia”, disse o ganhador do Nobel.