Polêmica: Câmara já teria financiado outras pesquisas sobre popularidade
Anúncio de encomenda pesquisa gera polêmica
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Anúncio de encomenda pesquisa gera polêmica
Muita gente se indignou e até questionou se é legal a Câmara fazer pesquisa sobre popularidade dos vereadores. A polêmica começou depois que o presidente da Câmara, João Rocha (PSDB), declarou que vai fazer pesquisa para mensurar o que a população pensa dos vereadores, mas a reportagem do Midiamax apurou que isso não será novidade.
Segundo alguns vereadores, que preferiram não se identificar, a Câmara já fez outras pesquisas na gestão de Mario Cesar (PMDB) para aferir, por exemplo, a popularidade do vice-prefeito afastado, Gilmar Olarte (PP). Na ocasião, viram que não era nada boa, mas não divulgaram.
A pesquisa foi encomendada no momento em que a oposição pressionava pela cassação de Olarte, alegando que usou avião de João Baird e João Amorin, que não pagava reajuste dos professores e aumento excessivo da folha de salário, quebrando as contas do Município.
Apesar da pesquisa ter mostrado insatisfação da população com Olarte, os vereadores preferiram boicotar boa parte das denúncias da oposição, aceitando apenas investigar quebra de decoro no processo que ele respondia por corrupção passiva, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Tempos depois, com Olarte já afastado pelo Gaeco, por conta da Operação Coffee Break, os vereadores arquivaram o processo, alegando que aguardariam a decisão judicial. Flávio César era o presidente à época e defendeu o congelamento da investigação, ganhando antipatia de colegas, que queriam encerramento, sem direito a nova avaliação.
João Rocha não deu muitos detalhes sobre a pesquisa, que ocorre após investigações polêmicas, afastamento e um dos anos mais conturbados da política em Campo Grande, mas confidenciou que pretende mensurar como está a imagem do Legislativo perante a sociedade.
O presidente da Câmara disse apenas que em fevereiro iniciará conversa com os colegas de parlamento para listar quais perguntas devem compor a amostragem e o instituto de pesquisa que será responsável. “A pesquisa será para a Câmara ver a situação de aprovação. Vamos definir as questões que a gente quer saber, mas isso é só a partir de fevereiro ou março, não tem data ainda”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.