Eles estão desde o dia 15 em cárcere

Pela segunda vez o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou pedido de habeas corpus ao vice-prefeito afastado Gilmar Olarte e sua esposa Andreia Olarte, ambos do PROS. O pedido foi ingressado no último dia 21 para que ele fossem soltos, no entanto o ministro Antônio Saldanha Palheiro inferiu a solicitação.

O casal foi preso provisoriamente no dia 15 deste mês acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, na manhã seguinte a defesa enteou com pedido de habeas corpus e o mesmo ministro preferiu decisão negativa.

Cinco dias depois, quando o cárcere chegaria ao prazo final, a prisão foi transformada em preventiva a pedido do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). Agora eles não têm previsão de saída. A ex-primeira-dama está no presídio feminino e Gilmar no presídio militar.

Também estão em cárcere Ivamil Rodrigues, corretor de Imóveis e Evandro Farinelli, que emprestava o nome para registrar os imóveis compradas pela mulher do então prefeito. De acordo com o MPE-MS a operação deflagrada conexão com a Adna, investigação desencadeada no ano passado, por corrupção passiva e que implicou o pastor.

Na última segunda-feira (29) o desembargador Luiz Claudio Bonassini deu prazo de 15 dias para que a defesa de ambos apresente manifestação por escrito para que só então haja decisão sobre aceitar ou não a ação de crimes de lavagem, ocultação de bens, direitos ou valores, investigação que resultou na prisão do casal.