No Noroeste, vereadores encontram posto de saúde vazio e sem médicos
Local só atende com agenda prévia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Local só atende com agenda prévia
Em visita ao bairro Noroeste, o projeto Câmara Municipal identificou que a única (UBDF) Unidade Básica de Saúde da Família da região estava praticamente vazia e sem médicos. Os vereadores estranharam a situação, porém foram informados de que os pacientes já haviam sido atendidos e que os médicos tinham acabado de deixar o local.
A vistoria dos vereadores ocorreu por volta das 10 horas. Uma funcionária, que preferiu não se identificar, explicou que a Unidade possui quatro clínicos gerais e que eles trabalham de segunda a sexta-feira. “O que acontece é que por ser uma UBSF, os atendimentos ocorrem somente com agendamento prévio. Não é uma unidade 24 horas, nem temos estrutura para atender dessa forma, é uma região muito populosa”, explicou.
O vereador Alex do PT ironizou a explicação. “Como assim? Ninguém está doente hoje?” Em resposta, as funcionárias ressaltaram que o atendimento inicia às 7 horas e que todos os pacientes agendados já haviam sido atendidos.
Lucio Henrique é armador de ferros e estava no local para marcar uma consulta para a esposa, que está grávida. Ele avalia que o atendimento da unidade é bom, mas não o suficiente em casos de emergência. “Sempre consultei aqui, mas nesse sistema. Tenho que vir, agendar, e voltar na data que tem vaga. Se for algo urgente, é melhor ir direto pra um posto 24 horas”.
A funcionária explicou ainda, que a agenda do posto é feita quinzenalmente. “A prioridade é para agendar consultas para pessoas com diabetes, hipertensão ou outras doenças de tratamento contínuo. Nestes casos fazemos agendamento diário. Nos demais, a agenda é feita de quinze em quinze em dias”.
Conforme a atendente, não há nenhuma especialidade no posto e, caso necessário, os médicos encaminham os pacientes para outro posto. “Atendemos de tudo, desde crianças até idosos e gestantes. São consultas periódicas que visam manter a saúde da família. Casos mais graves realmente não é nosso foco. É uma pena, o bairro precisa de um posto de saúde maior e com estrutura para isso”, completou. Além dos médicos, a unidade conta com dentistas, que também atendem somente com agendamento prévio.
Procedimentos mais simples, como aferição de pressão, por exemplos, são feitos por enfermeiros que trabalham no local. Nestes casos, segundo a funcionária, os pacientes não precisam ter consulta marcada.
O presidente da Câmara, João Rocha (PP), afirmou que recebe constantes reclamações de moradores da região sobre o atendimento na área da saúde. Ele informou que os vereadores irão avaliar o caso e encaminhar projetos para o executivo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.