MP quer oportunidades iguais para pré-candidatos na imprensa da Grande Dourados
Recomendação da Promotoria alerta sobre medidas judiciais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Recomendação da Promotoria alerta sobre medidas judiciais
Recomendação assinada pelos promotores Luiz Gustavo Camacho Terçariol e Ricardo Rotunno pede às mídias eletrônicas e jornais periódicos impressos de Dourados, Itaporã e Douradina, na Grande Dourados, que tratem com igualdade os pré-candidatos às eleições deste ano. O documento está na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do MPE (Ministério Público Estadual).
Os promotores da Comarca de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, recomendam que “em caso de reprodução de entrevistas de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, ou ainda de divulgação de anúncios, notícias e propagandas, todos sempre observando e respeitando os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral, deve ser conferido tratamento isonômico a todos os pré-candidatos, sem distinção”.
Conforme a legislação eleitoral, a propaganda política estará liberada a partir do próximo dia 16 de agosto com término em 1º de outubro, às vésperas das eleições municipais.
Ainda de acordo com a recomendação do MPE, “em caso de reprodução de entrevistas de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos, ou ainda de divulgação de anúncios, notícias e propagandas, todos sempre observando e respeitando os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral, deve ser conferida a oportunidade aos demais filiados a partidos ou pré-candidatos de terem suas entrevistas reproduzidas e divulgadas, com a exposição de plataformas e projetos publicados no mesmo jornal periódico impresso ou mídia eletrônica, com igual espaço da edição, ocupando tamanho equivalente da página, no mesmo caderno e espaço físico semelhante, de forma a garantir a paridade estabelecida pela Lei Eleitoral”.
Assinada no dia 2 de junho, a recomendação do Ministério Público requisita ainda que essas mídias respondam por escrito, no prazo de cinco dias, se vão ou não acatar o pedido da Promotoria. “Salienta-se que o não cumprimento fiel da presente Recomendação importará na tomada das medidas judiciais cabíveis, sem prejuízo da apuração e fixação objetiva e pessoal de eventuais responsabilidades civil, penal e/ou administrativa dos agentes que, por ação ou omissão, violarem ou permitirem a violação dos direitos ora tutelados”, pontuam os promotores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.