Medida cautelar permite Delcídio ir ao Congresso e acompanhar sessões

Possibilidade de vir a Campo Grande foi assegurada pela assessoria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Possibilidade de vir a Campo Grande foi assegurada pela assessoria

A assessoria do senador Delcídio do Amaral (PT) fez questão de ressaltar que ele não em prisão domiciliar. Juridicamente ele cumpre ‘ medidas cautelares alternativas à prisão’, imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Isso o permitiria voltar ao Estado após o fim da bateria de exames.

Com a alteração do Código de Processo Penal, feita em 2011, o chamado sistema bipolar brasileiro, que permitia ao magistrado decidir pela prisão ou liberdade provisória, a medidas cautelares alternativas deram mais opções no trato com acusados da prática de crime passível de detenção.

De todas as possibilidades dispostas no art 319 do Código de Processo Penal, o juiz optou por algumas delas, proibição de com contato com determinadas pessoas, recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga, comparecimento quinzenal em juízo, para informar e justificar suas atividades, com proibição de mudar de endereço sem autorização, obrigação de comparecimento a todos os atos do processo, sempre que intimado e proibição de deixar o país, devendo entregar seu passaporte em até 48 horas.

Na publicação no Portal do STF, da última sexta-feira (19), o ministro Teori Zavascki não citou o a monitoração eletrônica (tornozeleira) para Delcídio, proibição de frequentar certos lugares, proibição de ausentar-se da comarca, suspensão do exercício da função pública e imputação de fiança.

A assessoria de imprensa do senador informou ao Jornal Midiamax que ele virá a Campo Grande logo após o fim dos exames que realiza na Capital Federal.

Informações divulgadas pela imprensa nacional confirmam ainda o que foi antecipado pelo Jornal Midiamax, de que o senador Humberto Costa (PT-PE) se reuniu ontem (23) a noite com Delcídio, em Brasília. O STF também teria permitido ao sul-mato-grossense acompanhar até o fim as sessões no Senado, que por vezes se estendem até tarde da noite, isto, tão logo ele retome sua atividade parlamentar. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu
Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)