Marun articula ex-assessor para Funai em Campo Grande
Paulo Rios Junior foi indicado pelo deputado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Paulo Rios Junior foi indicado pelo deputado
Paulo Rios (reprodução/Facebook)
O deputado federal Carlos Marun (PMDB) articula um novo nome para a CR (Coordenação Regional) da Funai (Fundação nacional do índio) em Campo Grande. Paulo Rios Junior, 43, ex-assessor do deputado, foi sugerido por Marun, que já consultou lideranças e comunidades de grupos divergentes. Conforme explicou o deputado, Paulo foi escolhido pelo “traquejo político”. A nomeação do coronel Renato Vidal Santana – que assinou a própria demissão após pressão das comunidades – também foi indicação do deputado e desencadeou o movimento de ocupação da entidade, em novembro.
“Fiz uma sugestão ontem do nome do Paulo. Outra vez, uma sugestão de um militar acabou não dando certo. Existe uma rivalidade entre dois grupos, um representado pelo Conselho Terena e outro pelo Fórum de caciques. Ele é de Porto Murtinho, tem um contato positivo com indígenas de lá, tem uma longa militância. Isso foi sinalizado aqui no governo [governo federal], e vamos ver se será aceita”, explicou Marun.
O deputado afirma que o nome já foi consultado junto à lideranças. “Tentamos dialogar bastante, e a ideia é que se for aceita a sugestão, é que ela, digamos, agrade a maioria. Já conversei com representantes dos dois grupos, cada um tinha um nome. Então vamos tentar essa solução, alguém com traquejo político maior e tentar”, afirmou.
O jornal Midiamax tentou falar com o Fórum de Caciques, consultando o presidente, Juscelino Terena, da aldeia Tereré, em Sidrolândia – distante cerca de 65 km de Campo Grande -, sem sucesso. Ele estaria em uma aldeia, no interior do Estado, com pouco acesso à linha telefônica.
Paulo Rios confirmou a indicação, mas não quis se pronunciar sobre o assunto. Ele explicou aguardar orientação do Ministério da Justiça, pasta responsável pela Funai.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Banco desconta valor do 13º salário de servidores antes da Prefeitura depositar o benefícios
Funcionária disse que problema ocorreu na Prefeitura, que combinou com o banco que depositaria os benefícios neste dia 13
Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Rapaz de 22 anos que estava conduzindo o Jeep Renegade da vítima está preso e adolescente que confessou assassinato foi apreendido
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.