Marun articula ex-assessor para Funai em Campo Grande
Paulo Rios Junior foi indicado pelo deputado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Paulo Rios Junior foi indicado pelo deputado
Paulo Rios (reprodução/Facebook)
O deputado federal Carlos Marun (PMDB) articula um novo nome para a CR (Coordenação Regional) da Funai (Fundação nacional do índio) em Campo Grande. Paulo Rios Junior, 43, ex-assessor do deputado, foi sugerido por Marun, que já consultou lideranças e comunidades de grupos divergentes. Conforme explicou o deputado, Paulo foi escolhido pelo “traquejo político”. A nomeação do coronel Renato Vidal Santana – que assinou a própria demissão após pressão das comunidades – também foi indicação do deputado e desencadeou o movimento de ocupação da entidade, em novembro.
“Fiz uma sugestão ontem do nome do Paulo. Outra vez, uma sugestão de um militar acabou não dando certo. Existe uma rivalidade entre dois grupos, um representado pelo Conselho Terena e outro pelo Fórum de caciques. Ele é de Porto Murtinho, tem um contato positivo com indígenas de lá, tem uma longa militância. Isso foi sinalizado aqui no governo [governo federal], e vamos ver se será aceita”, explicou Marun.
O deputado afirma que o nome já foi consultado junto à lideranças. “Tentamos dialogar bastante, e a ideia é que se for aceita a sugestão, é que ela, digamos, agrade a maioria. Já conversei com representantes dos dois grupos, cada um tinha um nome. Então vamos tentar essa solução, alguém com traquejo político maior e tentar”, afirmou.
O jornal Midiamax tentou falar com o Fórum de Caciques, consultando o presidente, Juscelino Terena, da aldeia Tereré, em Sidrolândia – distante cerca de 65 km de Campo Grande -, sem sucesso. Ele estaria em uma aldeia, no interior do Estado, com pouco acesso à linha telefônica.
Paulo Rios confirmou a indicação, mas não quis se pronunciar sobre o assunto. Ele explicou aguardar orientação do Ministério da Justiça, pasta responsável pela Funai.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.