Marcos Antônio Sottoriva é eleito o novo Corregedor-Geral do MPE

Aroldo José de Lima será o substituto 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aroldo José de Lima será o substituto 

Por três votos de diferença, o procurador de justiça Marcos Antônio Martins Sottoriva foi eleito o novo Corregedor-Geral de Justiça do MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), em uma eleição na manhã desta terça-feira (14) durante uma reunião extraordinária do Colégio de Procuradores do órgão.

Sottoriva recebeu 16 votos dos presentes, enquanto o também procurador Antônio Siufi Neto obteve 13 votos. “Podem ter certeza que vou fazer o melhor”, disse o Corregedor eleito para o biênio 2016-2018.

Também na reunião desta terça-feira, foi eleito para o cargo de Corregedor-Geral substituto o procurador Aroldo José de Lima.

Durante seu discurso, Sottoriva rebateu a tese de que o cargo de Corregedor-Geral seja função para ser exercida ‘em fim de carreira’, e citou alguns ocupantes do cargo que o antecederam e que fizeram história no exercício da função.

O atual Corregedor-Geral, Mauri Valentin Riccioti, também foi lembrado por Sottoriva em seu discurso, que elogiou o trabalho do colega, classificando-o como ‘liberal’ e ‘ponderado’.

Corregedor

Sottoriva é natural de Promissão (SP) e graduou-se em Direito pela Universidade Toledo de Ensino de Bauru, em 1984, tornando-se Especialista em Direito Financeiro e Empresarial em 1985.

Atuou como Advogado entre 1984 e 1988, e como Delegado de Polícia entre 1988 e 1990, em Cuiabá, Mato Grosso, foi nomeado Promotor de Justiça Substituto do Estado de Mato Grosso do Sul em junho de 1990, tendo ao longo da carreira atuado nas comarcas de Sete Quedas, Corumbá e Dourados.

Entre 2001 a 2004 foi Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e desde 2003, titular da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da comarca de Campo Grande, atuando na área cível e criminal, visando a apuração de danos ao patrimônio público e social, de crimes contra a ordem tributária, contra a administração pública. Foi promovido, pelo critério de merecimento, em 31 de outubro de 2008, para o cargo de Procurador de Justiça pelo Egrégio Conselho Superior do Ministério Público.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)