Política

Mais de 20 candidaturas para vereador do PTB são impugnadas

Os que já têm mandato aguardam julgamento

Jessica Benitez Publicado em 01/09/2016, às 11h29

None
ptb2.jpg

Os que já têm mandato aguardam julgamento

Pelo menos 22 nomes da chapa proporcional do PTB tiveram candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por “filiação partidária em desacordo com o Estatuto”, conforme especificação no sistema do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). De acordo com o presidente regional da sigla, ex-prefeito Nelson Trad Filho, o jurídico entrou com recurso em todos os casos e tudo será resolvido antes da eleição.

“Está tudo sob controle. Tem alguns partidos, entre os PTB, que no estatuto partidário prevê que  pessoa tenha ao menos um ano de filiação para se candidatar. Mas veio uma lei maior, na janela partidária, e diminuiu esse tempo para seis meses. Então está dando esse problema, mas a lei maior é a que vale”, explicou.

Ele diz que outros municípios não só sul-mato-grossenses, mas de todo o Brasil, também estão enfrentando o problema. “No dia seguinte que a janela foi aprovada nós adequemos o estatuto. Estamos orientando que quando o candidato receber a notificação mostre a ata de adequação”, completou.

Na chapa estão nomes que já têm mandato na Câmara Municipal como Otávio Trad, Edil Albuquerque, Waldecy Chocolate, Francisco Saci e Edson Shimabukuro, mas no status destas candidaturas ainda consta “aguardando julgamento". Outros dois candidatos ao Legislativo estão fora do páreo.

Wanderson Tigre (PRB) renunciou e Marlene Cristina (PPS) foi impugnada por falta de filiação partidária válida. Em relação aos que se colocaram na disputa para Prefeitura de Campo Grande apenas um renunciou, o advogado Luiz Pedro Guimarães que era do PROS. Ele foi substituído na chapa majoritária pura pelo ex-deputado estadual Lauro Davi.

Confira os nomes indeferidos do PTB:

Agnaldo Ruiz

Anderson Feitosa de Camargo

Ângelo Duque

 Celidonio Ortiz Ferreira

Cleber de Paula

Edson Alcântara

Evanisa Mariano

Heloisa Albuquerque

Heitor Pereira

João Pereira de Souza

Juciara Cristina

Juliene da Rocha

Luciene Cristina

Marta Gonzales

Mel de Oliveira

Nilson Junior

Priscila Weiner

Raquel Lima

Renato Zancanelli

Ro Ferreira

Sueli Ribas

Thiago Eustáquio

Jornal Midiamax