Lei estadual possibilita pagamento do 13° de servidores em dezembro, diz governo
No caso dos celetistas, pagamento integral não pode ultrapassar dia 30 de novembro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No caso dos celetistas, pagamento integral não pode ultrapassar dia 30 de novembro
O governo do Estado de Mato Grosso do Sul informou, nesta segunda-feira (28), que definiu o pagamento do 13° salário dos servidores, em parcela única e no mês de dezembro, com base no estatuto dos funcionários públicos civis do poder executivo. Segundo a administração estadual, diferentemente dos celetistas, ou seja, funcionários regidos pela CLT( Consolidação das Leis do Trabalho), uma lei estadual abre prerrogativa para o pagamento dos servidores, em única parcela, até 20 de dezembro.
No caso dos celetistas, por exemplo, a legislação prevê que o pagamento da primeira parcela do 13° deve ser feito até o próximo dia 30 de novembro, ou se o empregador quiser, por ocasião das férias do funcionário. A segunda metade, no entanto, deve ser paga até 20 de dezembro.
Já para o pagamento em única parcela, o prazo também termina no dia 30, e em caso de descumprimento, o empregador é punido com multa. Caso deixe o pagamento para dezembro, a pena prevista é de multa de R$ 170,16, por trabalhador. Em caso de reincidência, a sanção é dobrada.
De acordo com o governo, diferentemente dos celetistas, o servidor público estadual, em sua maioria, é regido pelo estatuto dos funcionários públicos civis do poder executivo, das autarquias e das fundações públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, disposto na Lei Estadual nº 1.102/1990, que estabelece, em seu artigo 108, que “ a gratificação natalina será paga até o dia 20 do mês de dezembro, em uma ou mais parcelas, dentro do mesmo exercício”.
Ainda segundo o estatuto do servidor, “a parcela única da gratificação natalina poderá ser paga juntamente com a remuneração devida no mês de aniversário do servidor”.
No ano passado, o governo depositou o 13º dos servidores ativos no dia 8 de dezembro. Já neste ano, a gestão de Reinaldo Azambuja ainda não divulgou a data para pagamento, apenas confirmou que vai depositar antes do dia 20.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.