Simone diz que bancadas se mobilizam para finalizar votação nesta terça

Única representante do Mato Grosso do Sul que já apresentou seu voto na sessão que decide sobre o relatório do , a senadora Simone Tebet disse que está confiante na aprovação e espera que a decisão seja concluída ainda nesta terça-feira (9). Segundo a parlamentar, a expectativa é de pelo menos 58 votos favoráveis à cassação da presidente Dilma Roussef (PT).

De acordo com Simone Tebet, algumas bancadas que possuem parecer favorável ao impeachment se organizam para dar voz a um único representante, de modo que os trabalhos sejam concluídos mais depressa. “Como era uma das primeiras a votar já dei meu parecer, mas agora entramo em um consenso para que um senador represente toda a bancada do PMDB. Outras legendas também sinalizam isso para adiantar o término da votação”, explica.

Favorável ao impeachment de Dilma e a manutenção de Michel Temer na presidência desde que o relatório passou a ser analisado pelo Senado, a parlamentar afirma que tem certeza dos crimes cometidos e segue defendendo o afastamento da petista. “Os dois fatos existiram. Está claro que houve ação e omissão dolosa por parte da presidente e por lei, isso resulta em cassação do mandato”, afirma.

Para Simone, as pedaladas fiscais e supostos prejuízos aos cofres públicos causados pelo governo de Dilma vão além do que aponta o relatório, que por si só, já é suficiente para cassação segundo ela. “O relatório do impeachment considera o ano de 2015, mas é um crime continuado, onde entraria também os anos de 2013 e 2014. Ainda assim só em 2015, o governo fechou com R$ 118 bilhões de meta fiscal negativa. Isso é o mesmo que cortar o Brasil e contribuir para o aumento contínuo da dívida”, completou.

Relatório

O relatório da comissão especial de impeachment, elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), acolhe partes da acusação de crime de responsabilidade contra Dilma Roussef. A denúncia é de autoria dos juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo.

Para ser aprovado, o parecer precisa dos votos da maioria simples dos senadores. Ou seja, metade dos presentes à sessão mais um. Pelo menos 41 senadores precisam estar presentes na votação. Ao todo são 81 senadores e segundo Simone Tebet dois justificaram ausência e o presidente também não deve votar na sessão de hoje. Cada um tem 10 minutos para discursar, embora não sejam obrigados.

Após a discussão do parecer, os autores da denúncia contra a presidente afastada disporão de 30 minutos para apresentar os seus argumentos.

Logo depois, será a vez de a defesa subir à tribuna do Senado para fazer suas alegações, também em 30 minutos.