Governador afirma que não irá privatizar Sanesul e lançará Parceria Público Privada

Azambuja disse que na próxima semana dará uma coletiva para explicar novidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Azambuja disse que na próxima semana dará uma coletiva para explicar novidade

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou na manhã desta sexta-feira (17), em entrega de equipamentos e veículos da Sanesul que a empresa de saneamento não será privatizada. Segundo ele, isso já havia sido questionado quando ele iniciou seu governo, mas não será feito. Azambuja relatou que o que ele fará é a primeira PPP (Parceria Público Privado) do Estado na Sanesul (Empresa de Saneamento em Mato Grosso do Sul). O edital está previsto para ser lançado na próxima semana, assim como mais detalhes da iniciativa.

O governados explicou que o intuído da PPA é levar o esgoto para 100% da população dos 38 municípios que a Sanesul é responsável. “Na semana que vem vocês vão conhecer essa PPP, que é uma parceria público privada e o que é a PMI, que é proposta de manifestação de interesse. Desta forma, as empresas interessadas fazem o projeto e apresentam a Sanesul pra que a gente estude qual a melhor proposta e principalmente poder universalizar o saneamento em até 10 anos em todos os 68 municípios”.

Para Azambuja isso traria uma melhor qualidade de saúde para a população. “Toda essa transformação melhoraria muito a qualidade da saúde nesses locais. São 68 municípios que terão possibilidade de universalização e principalmente nos vamos ter a oportunidade de um curto espado de empo o esgotamento nas cidades englobadas”.

O governador enfatizou que as concessões próprias vão continuar mas se quiserem incorporar a novidade o estado está a disposição. “Aqueles que são em concessão própria vão continuar e se quiser fazer parte, o governo está abeto a esta discussão. Eu vejo que é uma Parceria Público Privada irá avançar no que é de mais moderno, pra gente conseguir atender principalmente a saúde pública, que no momento que você colocar esgotamento 100% em todos os municípios vamos melhorar a qualidade da saúde pública com certeza”.

Sobre a privatização, Azambuja ressaltou que isso as vezes é dito por má interpretação. “A privatização não vai acontecer. A gente até frisou isso por eu as vezes as pessoas cofundem parceira público privada com privatização ou concessão a uma empresa privada e não é isso que e uma PPA. É você trazer o capital privado pra ser sócio em um investimento, ter o recurso retornado durante tanso anos pela prestação de serviço que a própria empresa pública vai fazer. Então essa é a diferença e mantendo o compromisso de manter a Sanesul como uma empresa 100% pública, pertencente ao povo sul-mato-grossense”.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)