Gilmar Mendes e Rodrigo Janot ‘trocam farpas’ sobre atuação da Lava Jato
O ministro criticou a PGR pela “lentidão”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro criticou a PGR pela “lentidão”
Gilmar Mendes, ministro do STF (Superior Tribunal Federal) voltou a ilustrar novas polêmicas nesta semana. Ele afirmou na terça-feira (6) que existe morosidade nas investigações da Lava Jato sob responsabilidade da PGR (Procuradoria Geral da República). As informações são do portal Jota.
Comparando a PGR com a força-tarefa que atua na operação no Paraná, o ministro criticou a lentidão da Procuradoria. “Eu acho que há morosidade nas investigações na PGR. Curitiba é muito mais célere do que a PGR. Isso é evidente. Quantos inquéritos que estão abertos que não tiveram ainda denuncias oferecidas? Talvez centenas de inquéritos abertos, que estão no Supremo, mas quantas denúncias oferecidas? Portanto a lentidão é da PGR”, declarou.
De acordo com o portal Jota, as declarações seriam uma reação às afirmações de Rodrigo Janot, procurador-geral da República, que criticou ‘desenrolar’ da operação no STF, afirmando que ‘tem ritmo mais lento’.
O STF analisa inquéritos e ações penais contra deputados, senadores e ministros que têm foro privilegiado e, dessa forma, tem sob responsabilidade os processos desde o início e não apenas os recursos. Os procuradores que atuam na força-tarefa de Curitiba, por sua vez, apuram supostos crimes cometidos por pessoas sem foro.
Ainda na terça-feria, Janot foi questionado sobre o ritmo da Lava Jato. Na opiniçao do procurador, a operação, no STF, ‘segue em ritmo de tribunal’. “[Ritmo] de qualquer tribunal. Tribunal não foi feito para formar processo, mas para julgar recurso. Quando se inverte a lógica, fica mais lento mesmo”, declarou.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Mandante de crime contra cantor esfaqueado em bar é presa em Campo Grande
Mulher também seria chefe de ponto de venda de drogas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.