Então governador teria tentado esconder mensalão mineiro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes autorizou a abertura de mais um inquérito, o segundo até o momento, para investigar o senador (PSDB-MG), acusado de tentar obstruir a CPI dos Correios em 2005, para ocultar informações sobre o mensalão mineiro, de acordo com o Jornal Folha de São Paulo.

Também são suspeitos o seu então vice-governador, Clésio Andrade (PMDB-MG), que é réu pelo esquema do mensalão tucano, e o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), que era secretário geral do PSDB na época. A investigação determinada por Mendes não inclui o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), por ‘não haver elementos suficientes contra ele', segundo a Folha.

As investigações são baseadas no depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em acordo de delação premiada. “A maquiagem consistiria em apagar dados bancários comprometedores que envolviam Aécio Neves, Clésio Andrade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcos Valério e companhia”, disse Delcídio.

O periódico paulistano ainda afirma que a assessoria de Aécio emitiu uma nota, em que diz que “o senador jamais interferiu ou influenciou nos trabalhos de qualquer CPI. As investigações isentas e céleres serão o melhor caminho para que isso fique de uma vez por todas esclarecido”.

(Com supervisão Mariana Anjos)