Explicação para nomear Lula é ridícula, diz ‘New York Times’
Turbilhão político
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Turbilhão político
“New York Times” dedica editorial de sábado ao Brasil e faz duras críticas às últimas ações do governo. Para o jornal, presidente criou “crise de confiança em seu próprio julgamento”.
O turbilhão político vivido no Brasil na última semana foi tema de editorial na edição deste sábado (19/03) do prestigiado jornal The New York Times. Em texto intitulado “Crise política do Brasil se aprofunda”, o diário faz duras críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e pinta um futuro sombrio para ela.
Assinado pelo corpo editorial do jornal, o artigo destaca a “luta pela sobrevivência política” da presidente, ao mesmo tempo em que os apelos por impeachment se tornam mais altos e em meio à crise econômica.
“Surpreendentemente, porém, ela achou que tinha capital político para gastar na semana passada, quando nomeou seu antecessor e mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva, para a Casa Civil”, escrevem os editorialistas do NYT.
Segundo o jornal, a explicação de Dilma para a escolha foi “insensível e ridícula”: “Ela caracterizou a nomeação [de Lula] como uma oportunidade de trazer de volta para o governo […] um negociador talentoso para ajudar o Brasil a lutar contra uma série de crises.”
Para o New York Times, Dilma acabou criando outra crise ao fazer essa opção: “de confiança em seu próprio julgamento”.
O jornal lembra que Lula afirma ser inocente. O ex-presidente e Dilma, continua o artigo, querem retardar ao máximo o dia do julgamento de Lula “dando a ele a proteção dos procuradores a que membros do governo têm direito”.
“Os brasileiros estão enojados de seus líderes, com razão. O último artifício do governo petista fez manifestantes irem às ruas pedir a renúncia de Dilma”, afirma o editorial. “Se suas últimas manobras levarem o impeachment para a linha de chegada, Dilma só poderá culpar a si mesma.”
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.