Estatísticas da violência contra idosos podem subsidiar ações em MS
Armazenamento de dados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Armazenamento de dados
O 2º secretário da Assembleia Legislativa, Cabo Almi (PT), apresentou projeto de lei, durante a sessão ordinária desta terça-feira (7/6), que prevê o armazenamento de dados, produção e divulgação de estatísticas da violência contra as pessoas idosas em Mato Grosso do Sul. Caberá ao Executivo Estadual armazenar dados e os manter organizados, com o objetivo de dar publicidade aos índices. “Nosso objetivo é que, com essas informações, possam ser formuladas políticas de segurança pública, bem como outras relacionadas às demais áreas, como saúde e assistência social”, explicou o deputado.
O Executivo deverá publicar semestralmente dados relacionados às ocorrências registradas pelas polícias militar e civil, inquéritos policiais instaurados e encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, discriminados por municípios. Cabo Almi lembrou que a Lei da Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/94) prevê a implantação de sistema de informações que permita a divulgação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento e que tais ações devem ser subsidiadas com estatísticas.
“A produção eficaz de políticas públicas que busquem prevenir os abusos contra as pessoas idosas encontra como um de seus óbices a dificuldade de acesso a dados confiáveis e periódicos sobre o fenômeno da violência contra estas pessoas, dificultando o planejamento de respostas adequadas, bem como inviabilizando a avaliação das políticas em curso”, ponderou Cabo Almi na justificativa do projeto. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e comissões de mérito da Casa de Leis, e posteriormente seguirá para votação em plenário.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.