Eleitor que não votou no 2º turno tem até dia 29 de dezembro para justificar

Pleito ocorreu no último dia 30

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pleito ocorreu no último dia 30

O eleitor que não votou e não justificou sua ausência às urnas, no segundo turno das eleições da Capital, que ocorreu no último dia 30, tem até o próximo dia 29 de dezembro para se justificar.

Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) a justificativa deve ser feita em qualquer cartório eleitoral, onde o eleitor deverá apresentar pessoalmente um requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral na qual esteja inscrito.

Para este procedimento, o eleitor deve anexar comprovante do motivo de sua ausência na votação, como bilhete de viagem, atestado médico, entre outros, o que será apreciado pelo juiz eleitoral.

O tribunal ainda enfatiza que é importante que o eleitor que não votou nem justificou no dia da eleição, faça a justificativa posterior para que não fique em débito com a Justiça Eleitoral, o que acarreta uma série de restrições como obter passaporte ou CPF, matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e inscrição em concurso público, entre outras.

Com relação ao primeiro turno, que ocorreu no dia 02 de outubro, o eleitor que não votou e não justificou no dia da votação, tem até o dia 1º de dezembro para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.

No site do TRE (www.tre-ms.jus.br) é possível ter acesso ao requerimento de justificativa para impressão e levar até o cartório eleitoral.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições