Donizeti classifica de ‘provocação’ pedido de prisão de Lula e critica oposição
Senador Donizeti Nogueira (PT-TO)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Senador Donizeti Nogueira (PT-TO)
O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) classificou de “provocação” o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula, feito pelo Ministério Público de São Paulo. Segundo ele, trata-se de pedido “sem provas, sem nenhuma sustentação jurídica”. Em discurso nesta quinta-feira (10), Donizeti negou que o ex-presidente esteja incitando a militância a ir às ruas para confronto. Para ele, o pedido de prisão tem conotação política.
— O [ex] presidente Lula não provocou nada. Ele reagiu, de forma moderada, com um instrumento que lhe cabe, que é a mobilização social — argumentou Donizeti.
Em apartes, outros senadores do PT criticaram a denúncia e o pedido de prisão. Paulo Rocha (PT-PA) alertou para a possibilidade de ações desse tipo acirrarem os ânimos.
— Isso [pedido de prisão] é uma provocação grave, uma provocação que está chamando esta polarização para as ruas. O que eles querem é provocar. Forças de direita querem encontrar uma justificativa para ampliar o golpe, para ampliar a possibilidade de uma intervenção mais dura no nosso país.
Jorge Viana (PT-AC) afirmou que existe “uma ação orquestrada, uma verdadeira caçada ao presidente Lula e à sua família”. Ele ressaltou que o papel do Ministério Público é apurar e, se for o caso, denunciar. Mas coloca “sob suspeição” essa ação específica, já que o promotor público, Cássio Conserino, teria sido anunciado sua intenção na revista Veja.
Discurso de Aécio
Donizeti Nogueira também condenou as críticas feitas ao PT pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), em discurso da tribuna do Senado, no dia anterior. Donizeti definiu o pronunciamento de Aécio como um somatório confuso de falácias, sofismas, inversões e invencionices.
O senador petista disse que a inflação e a taxa de juros atuais são menores que os índices verificados em 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso. Também destacou o aumento das atuais reservas cambiais e os avanços sociais ocorridos no governo Lula, como a criação de escolas e universidades.
— Fomos nós, do PT, que geramos cerca de 22 milhões de empregos de boa qualidade para os brasileiros. Mesmo com a queda no ano passado, ainda temos um saldo positivo enorme. É que nós, do PT, não esquecemos do povo — disse Donizeti.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.