Eles estão há quase um mês na prisão

O destino do casal Gilmar e Andreia Olarte está nas mãos da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carnem Lúcia. O pedido de habeas corpus foi feito no último dia 5 e está a espera de julgamento na mesa da ministra. Nessa segunda-feira (12) ela tomou posse da presidência da Corte.

O ex-prefeito de Campo Grande e a ex-primeira-dama estão prestes a completar um mês de prisão. Eles foram encarcerados no dia 15 de agosto devido à Operação Pecúnia que investigou suposto esquema que ambos faziam com outras duas pessoas para comprar imóveis com dinheiro da Prefeitura.

O casal tentou liberdade com pedidos feitos no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas tiveram duas negativas. Agora aguardam decisão do STF. Olarte até renunciou aos cargos de prefeito e vice para tentar acelerar a liberdade, porém até o momento a única mudança que ocorreu foi nos processos.

As ações que estavam em segunda instância, prerrogativa de quem tem foro privilegiado, foram remetidas ao primeiro grau, com exceção da ação penal em que o pastor é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.