Pedido está com o ministro Antônio Saldanha Palheiro

A defesa do vice-prefeito afastado e de sua esposa, Andréia Olarte, ambos do PROS, ingressou com pedido de habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar reverter prisão temporária do casal decretada nessa segunda-feira (15). A peça está com o ministro Antônio Saldanha Palheiro conclusa para decisão.

A Justiça determinou a prisão temporária, ou seja, por cinco dias, do casal Olarte, Ivamil Rodrigues, corretor de Imóveis e Evandro Farinelli, que emprestava o nome para registrar os imóveis compradas pela mulher do então prefeito.

De acordo com o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), a operação deflagrada possui conexão com a Adna, investigação desencadeada em 2015, por corrupção passiva na qual Olarte já é réu.

Adna é a sigla da igreja fundada pelo vice-prefeito afastado, Assembleia de Deus no Brasil. Ainda segundo o órgão, as investigações que motivaram as prisões surgiram a partir da quebra de sigilo bancário de Andreia e de sua empresa, a Casa da Esteticista.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) informou que entre os anos de 2014 e 2015, enquanto o pastor ocupava mandato de prefeito, a esposa comprou vários imóveis na Capital, “alguns em nome de terceiros, com pagamentos iniciais em elevadas quantias, fazendo o pagamento ora em dinheiro vivo, ora utilizando-se de transferências bancárias e depósitos, os quais, a princípio, são incompatíveis com a renda do casal”.

Andréia foi encaminhada ao Presídio Feminino Irmã Zorzi, mas houve transferência no mesmo dia para a Denar, onde há uma cela especial para presos temporários. No início da noite de ontem ela passou mal, com quadro de taquicardia e vômitos.