Há suspeita de desvio de vacinas contra H1N1

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Vacina vai acionar a Justiça para quebrar sigilo telefônico de duas funcionárias da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas não vão revelar a identidade de ambas para que não haja especulação. O intuito é obter informações à investigação sobre suposto sumiço de 32.381 doses de vacina contra a gripe H1N1, de um total de 195 mil unidades.

Na próxima quarta-feira (22) representante da Superintendência de Saúde será ouvido pelos vereadores. Eles também devem promover oitiva via teleconferência com integrante do Instituto Butantan. “Mas essa pode demorar um pouco mais”, explicou o legislador Chiquinho Telles (PSD).

Mais cedo a comissão informou que deve pedir as gravações das câmaras de segurança do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação) entre os dias 21 e 25 de maio para saber se de fato houve desvio das unidades que seriam aplicadas aos grupos de risco contra o vírus H1N1.

Além da Câmara Municipal, a Polícia Civil também está investigando o desaparecimento das vacinas e firmou parceria com membros da comissão para apurar as denúncias. O delegado Fabiano Nagata, responsável pela abertura do inquérito policial, reuniu-se com os vereadores para falar sobre o assunto.