Política

Com 91% de contas entregues, candidatos de MS apresentam melhor percentual do País

Dados foram divulgados pelo TRE 

Midiamax Publicado em 14/09/2016, às 20h56

None
prestacao_contas.jpeg

Dados foram divulgados pelo TRE 

Mato Grosso do Sul apresentou o maior percentual de prestação de contas apresentadas por candidatos à Justiça Eleitoral, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral publicada nesta quarta-feira (14). Dos 7.153 candidatos aos cargos de prefeito e vereador, 6.505 repassaram as informações a Justiça Eleitoral, o que representa 90,955% do total de candidatos do Estado.

O prazo para que os candidatos às eleições municipais deste ano fizessem a prestação parcial dos gastos realizados e dos recursos recebidos para financiamento de campanha eleitoral terminou ontem (13). Dentre os 6.992 candidatos ao legislativo, 6.301 apresentaram os gastos e arrecadamentos a Justiça Eleitoral, totalizando 91,029%, no grupo dos 231 postulantes a prefeito, 205 atenderam a convocação, representando 88,745% do total.

Dentre os Estados, Acre foi quem apresentou o menor índice de entrega, com 79,41% de contas. 

A não apresentação da prestação de contas no prazo fixado em lei ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos pode caracterizar infração grave, a ser apurada na oportunidade do julgamento da prestação de contas final.

Para acessar a tabela completa clique AQUI.

Reforma eleitoral 

A prestação de contas parcial será divulgada no Portal do TSE na próxima quinta-feira (15). Com a Reforma Eleitoral de 2015, partidos, coligações e candidatos passaram a ser obrigados a informar à Justiça Eleitoral o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas contadas do seu recebimento.

Já os relatórios discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados, devem ser enviados em dois momentos: até 13 de setembro (prestação parcial) e 30 dias após o pleito (prestação final).

Jornal Midiamax