Cassação de Bernal dorme na Justiça e Capital vive com insegurança jurídica
Situação de Bernal não é definitiva na prefeitura
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Situação de Bernal não é definitiva na prefeitura
Continua a novela em torno da permanência de Alcides Bernal (PP) no comando da Prefeitura de Campo Grande. O prefeito está no cargo desde o dia 25 de novembro de 2015, mas convive com o fantasma da cassação, que está judicializada há quase dois anos. Bernal foi cassado no dia 13 de março de 2014 e iniciou uma guerra judicial que continua até hoje.
Atualmente, a Câmara de Campo Grande aguarda a decisão sobre um embargo que impetrou contra a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que garantiu o retorno de Bernal. Porém, mesmo que o Tribunal de Justiça de vitória a Câmara, a situação não será resolvida, visto que ainda caberá ao juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveria Gomes Filho, decidir o mérito.
A decisão do juiz mesmo já está perto de completar dois anos e o mérito não foi julgado. No dia 15 de maio de 2014 ele autorizou o retorno de Bernal, mas a Câmara derrubou a decisão no mesmo dia. Bernal só conseguiu retornar no dia 25 de agosto do ano passado, quando o TJMS lhe garantiu liminar. Agora, cabe ao TJMS julgar o embargo da Câmara sobre esta mesma decisão, ainda que no fim o juiz David possa fazer o prefeito ficar ou sair, dependendo de sua decisão sobre o mérito do processo.
A decisão é polêmica e envolve diversos questionamentos. A Câmara, por exemplo, alega que a Justiça erra ao julgar o porquê da cassação, quando deveria julgar o trâmite do processo. No entendimento da procuradoria da Câmara, não cabe ao TJMS julgar uma decisão política, que foi de cassação do mandato.
O embargo da Câmara também dorme no Tribunal de Justiça. O Ministério Público deu parecer contrário no dia 15 de dezembro e desde então, há dois meses, aguarda nova decisão do trio de desembargadores.
Os embargos não precisam ser colocados em pauta e podem ser julgados a qualquer momento, o que faz boatos sobre a decisão surgirem a cada semana. Ontem, durante visita ao TJMS, Bernal fez questão de falar sobre a decisão, dizendo que é muito importante porque garante a continuidade do trabalho que ele faz na prefeitura.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.