Sebrae disponibilizou plataforma para interessados

O Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) disponibilizou no último dia 9 de setembro, uma plataforma para que candidatos a prefeito e vereador firmem compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, mas até o momento, nenhum dos candidatos a prefeito da Capital aderiram a ideia. Dos 673 candidatos a vereador, apenas 19 já se cadastraram.

O registro é simples. Na plataforma, o candidato deve fazer um cadastro online para solicitar a adesão ao projeto com informações básicas como cidade, cargo, nome, e-mail, CPF e telefone.

Com o cadastro, é possível ao eleitor consultar uma lista, com filtros por município e cargo, com os nomes daqueles que já firmaram o compromisso.

O site disponibiliza ainda, para download, o Guia do Candidato Empreendedor, um documento nacional que apresenta a agenda de compromissos aos quais os candidatos devem aderir e destaca dez passos que elencam ações para estimular o crescimento de micro e pequenas empresas em Mato Grosso do Sul.

Dez eixos guiam as diretrizes às quais os candidatos assumem se responsabilizar: construir um plano de desenvolvimento municipal; priorizar e implantar políticas de desenvolvimento voltadas para pequenos negócios; promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas; facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros; expandir As Políticas Voltadas Para O Microempreendedor Individual; fortalecer os empreendedores da indústria; aumentar a produtividade do setor de serviços; impulsionar e promover os comerciantes do município; incentivar os produtores rurais e agregar valor à produção; estimular a cultura empreendedora e os mecanismos de transparência e estímulo à prosperidade.

De acordo com a Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), há hoje em MS mais de 200 mil empresas ativas, das quais o Sebrae estima que 98% sejam pequenos negócios. São mais de 90 mil microempreendedores individuais, segundo estatísticas do Portal do Empreendedor e cerca de 110 mil, micros e pequenas empresas que geram, conforme o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), número superior a 200 mil empregos diretos e movimentam a economia com uma massa salarial acima de R$ 270 milhões.

Confira  AQUI a lista dos candidatos a vereador cadastrados