Pular para o conteúdo
Política

Câmara deve votar no domingo reforma de Marquinhos que extingue secretarias

Prefeito irá levar projeto à vereadores nesta tarde
Arquivo -

Prefeito irá levar projeto à vereadores nesta tarde

O prefeito eleito de (PSD) irá entregar para os vereadores eleitos para os próximos quatro anos, seu projeto de reforma administrativa. O intuito é que a matéria seja votada já no dia 1ºd e janeiro, após a posse de todos e na sequencia da mesa diretora da casa de leis.

Como já havia adiantado, o projeto deve trazer diminuição de secretarias com objetivo de enxugar a máquina pública. No dia em que apresentou seu secretariado, último dia 15, Marquinhos já havia dito que iria diminuir a quantidade de pastas.

Na ocasião, ele disse que a Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle) e a de Receita irão funcionar junto e comandada por uma única pessoa. Neste caso, por Pedro Pedrossian Neto.

Outra mudança apontada pelo prefeito eleito é de que Cultura e Turismo seria uma só secretaria e a de Juventude transformaria em sub secretaria. Na apresentação desta tarde deve ser confirmado estas mudanças e especificado todas as alterações que for ocorrer a partir do dia 1º.

Segundo o prefeito disse nesta manhã, em entrevista no programa de Televisão, confirmou que haverá corte de secretarias, corte de gastos e sobretudo corte de comissionados. Ele destacou que não se pode gastar mais do que ganha e que é necessário cortar despesas e colocar a casa em ordem.

De acordo com o anúncio de Marquinhos, na ocasião da apresentação dos secretários, ficarão das seguintes formas as pastas e seus responsáveis. Para chefiar a Sas (Secretaria Municipal de Assistência Social), vai ser nomeada Maria de Carvalho.

A Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio) será comandada pelo empresário Luiz Fernando Buainain. A Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), ficará por conta de Antônio Lacerda.

A Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) ficará sob a responsabilidade do engenheiro civil Rudi Fiorese. Já a Semad (Secretaria Municipal de Administração) por Evelyse Ferreira Cruz.

As fundações municipais de Cultura e Turismo vão funcionar juntas sob o comando de Nilde Brun. O Instituto Municipal de Previdência terá o comando do ex-deputado estadual Lauro Davi. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) ficará com José Mário da Fonseca.

Ilza Mateus de Souza vai chefiar a Semed (Secretaria Municipal de Educação). Valério Azambuja vai comandar a Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública). Pedro Pedrossian Neto vai comandar a Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle). A secretaria municipal da Receita vai funcionar junto com a Seplanfic.

O médico urologista Marcelo Vilela foi escolhido como secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O advogado Alexandre Ávalo foi escolhido para chefiar a Procuradoria do município. O chefe de gabinete de Marquinhos continua sendo Alex Gonçalves e o superintendente de comunicação será Gildo Andrade.

Com relação ao 2º escalão, a Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) terá a chefia de Vinícius Leite Campos. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) será comandada por Janine de Lima Bruno.

A Emha (Agência Municipal de Habitação) vai ser comandada por Enéas José de Carvalho. O Planurb, pasta que cuida do Planejamento Urbano, será tocado por Berenice Maria Domingues e Evandro Ferreira de Viana vai comandar a Controladoria e Transparência Pública.

Para dirigir a Funsat (Fundação Social do Trabalho), Marquinhos escolheu Clayton Freitas. Rodrigo Terra será o chefe da Fundação Municipal do Esporte e o IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação) será chefiado por Paulo Ferreira Garcia Cardoso.

A entrega do projeto será às 16h, na Câmara Municipal de Campo Grande. A previsão é que seja votado do domingo mesmo o projeto. Segundo o vereador Eduardo Romero (Rede) é possível de fato fazer a votação do dia 1º.

“Isso é permitido e já foi feito outras vezes. O prefeito faz o pedido de urgência e após a definição da nova mesa diretora, que será realizada após a posse de todos, o representante da casa irá definir em DOC, que é só para o ato específico, os representantes necessários apa as comissões que devem analisar o projeto para que no mesmo dia de os parecerem do projeto e já seja feita a votação”, explicou Romero.

A reportagem tentou contato com o presidente da casa, mas as ligações não foram atendidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cursos Sejuv

Cursos gratuitos de extensão de cílios e auxiliar administrativo abrem inscrições em Campo Grande

Tapetes de Corpus Christi

Da serragem ao sal colorido: novos materiais transformam tapetes de Corpus Christi em arte a céu aberto

espanhol

Mundial de Clubes: Mbappé é internado com gastroenterite e deve seguir fora no Real Madrid

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários

FAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Domo Ferro: Saiba como funciona o sistema de defesa de Israel que frustra retaliação do Irã

Últimas Notícias

Famosos

Brad Pitt se esquiva de beijo de namorada em red carpet e vídeo gera debate entre os fãs

Brad Pitt, aos 61 anos, tem comparecido à maioria dos eventos de divulgação do seu último trabalho – a superprodução ‘F1: O Filme’ – sempre com a namorada, a designer de joias Ines de Ramon, de 32 anos, a tiracolo. Porém, em um desses badalados red carpets, nesta semana em Nova York, um momento específico, … Continued

Mundo

Israel diz ter destruído a maioria dos lançadores de mísseis balísticos do Irã

Israel estima que o Irã ainda tenha mais de 100 lançadores de mísseis ativos

Polícia

Depol deve intimar síndico e moradores para depor sobre perturbação de bar no Jardim dos Estados

No mês passado, a polícia havia pedido a interdição judicial do bar

Cotidiano

“É o próprio Jesus”: visita do Santíssimo Sacramento a maternidade é marcada por emoção em Campo Grande

Sacerdotes visitam 14 hospitais, 4 Uneis e 3 presídios da Capital no dia de Corpus Christi