Após morte de índio, deputados culpam Governo Federal pelo conflito por terras

Parlamentares culparam o PT pelo conflito

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Parlamentares culparam o PT pelo conflito

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul usaram a tribuna nesta quarta-feira (15) para culpar o Governo Federal pelo conflito por terras no Estado, após a morte de Cloudioni Rodrigues Souza, de 26 anos, na última terça-feira. Os parlamentares também atribuem o conflito dos proprietários de terra contra os índios ao governo do PT.

Renato Câmara (PMDB) relembrou a morte do índio e disse estar na tribuna para opinar que o conflito é resultado “de um Governo Federal que ficou por décadas na gestão, o PT, e não conseguiu resolver o problema. Agora a vivência mostra mais uma vez essas tristes notícias de morte durante conflitos”. O deputado defende que a violência tem que ser combatida em todas as feras administrativas, mas que a Federação precisa tomar uma atitude.

Mara Caseiro (PSDB)  afirmou que novamente o Estado acordou em luto. “Isso tudo é culpa da ingovernabilidade petista, que passou 14 anos no Governo e não fez nada pra solucionar esse problema. Quero pedir ao governador que marque um encontro nosso com o presidente e com o ministro da Justiça para que possamos olhar pra ele e pedir que seja tomada uma atitude”.

A parlamentar, proprietária de terras, afirmou “não ser contra índios nem produtores”, mas que “lideranças que se dizem índios, como as do Cimi, ajudam e incentivam o conflito, como nós concluímos em nossa CPI”.

O Coronel David destacou que os policiais se disponibilizam a atuar nas aldeias, mas são feitos reféns como nesta semana, em que estariam apenas apoiando os Bombeiros. “O Governo Federal precisar fazer algo pra acabar com esses conflitos”.

Amarildo Cruz, líder da bancada petista, apresentou uma moção de repúdio contra os conflitos. Além dele, nenhum outro deputado do PT se manifestou sobre as acusações feitas ao partido. 

Conteúdos relacionados