Aliados fazem manobra para livrar Cunha de cassação

Parecer que pede seu afastamento será lido hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Parecer que pede seu afastamento será lido hoje

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pode se salvar do processo de cassação utilizando de uma nova manobra, de acordo com o periódico carioca Jornal do Brasil.

O presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou um ofício consultando a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) sobre a possibilidade de mudar regras de processos de quebra de decoro parlamentar.

A consulta deve ser relatada pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), que segundo o jornal fluminense, já foi presidente da CCJ devido ao apoio de Cunha. A Folha de S. Paulo, que teve acesso ao ofício da consulta, afirma que Maranhão teria feito quatro perguntas à comissão:

‘1) Se no caso de o Conselho de Ética decidir aplicar uma punição a um deputado, o plenário da Câmara deve votar um parecer ou um projeto de resolução vindo do Conselho; 2) se são admitidas emendas em plenário no caso de a votação ser do projeto; 3) se essas emendas podem prejudicar o acusado; e 4) se no caso de o plenário rejeitar o projeto, é votado a denúncia original que pede a cassação ou ela é automaticamente arquivada’.

O parecer final do pedido de cassação de Cunha será lido nesta quarta-feira (1º), cerca de seis meses desde o início das investigações, e deve ser votado na próxima segunda-feira (9).

O documento não inclui as acusações de envolvimento do peemedebista no esquema do ‘Petrolão’, limitando-se à acusação de que Cunha mentiu no Conselho de Ética ao dizer que não tinha contas no exterior.

(Sob supervisão de Ludyney Moura)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu