Votação acontece neste momento

 

 

O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) discursou à favor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) durante a sessão na Câmara dos Deputados que vota a cassação de Cunha, nesta segunda-feira (12), em . Em sua fala, Marun destacou que que Cunha não merece a pena de “morte política” porque ele “apenas omitiu o fato de ser vinculado ao tal truste”. Ele foi o primeiro a discusssar em favor do correligionário.

Aliado de Cunha, Marun afirma que deputado não merece 'morte política'“Truste não é conta. E tanto não é conta que o relator não teve coragem de afirmar isso no relatório. Em nenhum momento ele disse que era conta. O deputado Eduardo Cunha, no máximo, omitiu o fato de ser vinculado ao tal truste. Merece ser punido, mas não com a pena de morte política”, discursou Marun.

Ao longo de todo o processo de declínio de Cunha na Câmara, Marun mostrou-se forte defensor e ‘leão de chácara' do deputado. Segundo ele, durante a sessão, como os que querem a cassação do ex-presidente da Câmara não conseguiram provar que ele tem conta no exterior, eles partiram ‘para o conjunto da obra'.

“O conjunto da obra, que não está nesse processo, pode ser também rebatido e debatido. Usaram uma acusação do delator Júlio Camargo, feita numa reconsideração de delação. Entra o Fernando Baiano, que esteve no Conselho de Ética, ele [relator] não trouxe ninguém para dizer que truste era conta”.

Marun argumentou ainda que aqueles que votarem pela cassação de Cunha estarão cometendo uma injustiça. “Não vou cometer essa injustiça. Isso me dá um sentimento muito grande de força e até de felicidade. Eu sei que aqui vai se cometer uma injustiça e eu sei que eu não serei um dos injustos.”