TRE marca diplomação, mas faz mistério sobre novos vereadores

Trio assumirá vaga de cassados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trio assumirá vaga de cassados

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul publicou na manhã desta segunda-feira (14) uma nota informando que diplomará nesta tarde, às 13 horas, o trio de vereador que assumirá as vagas deixadas por vereadores cassados recentemente pela Justiça Eleitoral.

Na publicação o juiz Paulo Henrique Pereira convoca a diplomação dos eleitos e respectivos suplentes, mas não diz quem assumirá as vagas deixadas por Thais Helena (PT), Delei Pinheiro (PSD) e Paulo Pedra (PDT), cassados por compra de votos.

Ao anunciar nova diplomação o juiz cita os processos respondidos pelo trio de vereadores e as respectivas derrotas em recursos no Tribunal Superior Eleitoral. A posse, segundo Paulo Henrique Pereira, deve acontecer no auditório do Fórum Eleitoral.

Segundo calculos da reportagem do Midiamax, serão efetivados na vaga os suplentes Eduardo Cury, no lugar de Pedra, Lívio Viana (PSDB), que assume vaga perdida pela coligação do PSD, de Delei Pinheiro, e Roberto Duraes, que assumirá no lugar de Thais Helena (PT).

A cassação de Pedra, Thais, Delei e Alceu mudou a configuração na Câmara. Juntos eles tiveram 18.681, que foram anulados. Com isso, o total de votos válidos passou de 431.945 para 413.264, que dividindo pelo número de vereadores, 29, dá um quociente de 14.250 votos.

Para fazer o calculo das cadeiras o Tribunal Regional Eleitoral divide o número de votos da coligação pelo número de votos do quociente, no caso 14.250. Por estes votos a Justiça preencheu 23 vagas.

Como esta conta não completa as 29 vagas, a Justiça faz outra conta, no caso com as sobras. Neste caso, dividi-se o número de vagas conquistas e mais um, que no caso seria a sobra. Assim, a Justiça vai somando os votos até preencher as 29 vagas.

Conteúdos relacionados

mpms