Remuneração dos professores foi revelada ontem

A divulgação salarial dos servidores municiais deve começar por outra classe grevista. Segundo informações extraoficiais, os profissionais da enfermagem serão os primeiros a terem as remunerações reveladas, eles estão em greve desde o último sábado (20). Por conta da paralisação e negociação de reajuste, o Executivo está com acesso mais fácil aos dados referentes à categoria. Não houve confirmação da Prefeitura.

Na tarde de hoje o secretário de Governo e chefe de gabinete do prefeito de , Gilmar Olarte (PP), Paulo Matos, se comprometeu com o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Gonçalves, em divulgar salário de todos os servidores municipais no site do Executivo. A remuneração dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), que também estão em greve, foi publicada pelo Jornal Midiamax ontem.

A matéria com informações salariais causou debate entre a classe. Muitos reivindicaram que a divulgação se estendesse ao restante dos funcionários, principalmente em relação aos comissionados e nomeados, fato que motivou a ‘promessa' feita por Matos. Na prática a medida atenderá o que determina a Lei de Acesso à Informação, conhecida como Lei da Transparência.

Teoricamente, os dados já deveriam ser de conhecimento público, fazendo jus LAI. Foi nela que o Jornal Midiamax se embasou para receber a primeira lista, O STF (Supremo Tribunal Federal) ratifica o direito de que todo cidadão deve estar a par dos dados referentes ao Poder Público. O primeiro entendimento neste sentido foi em 2012, confirmado novamente em abril deste ano.