Saiba quem são os suplentes que podem assumir se nove forem cassados
Suplentes podem pedir vaga
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Suplentes podem pedir vaga
A Câmara de Campo Grande pode ter uma renovação antes da eleição do ano que vem, quando naturalmente serão escolhidos vereadores. Isso porque a qualquer momento a Justiça ou a própria Câmara pode afastar, pelo menos temporariamente, nove investigados pelo Gaeco.
O Gaeco pediu e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul autorizou o afastamento do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) e do presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB). Porém, outros oito vereadores também estão na condição de investigados e podem ficar afastados por um período:
“Paulo Siufi (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Dr. Jamal (PR), Carlão (PSB), Edson Shimabukuro (PTB), Gilmar da Cruz (PRB), Chocolate (PP) e Airton Saraiva (DEM)”. O grupo é investigado por suposto esquema, envolvendo dinheiro e troca de cargos, para cassar o ex-prefeito, Alcides Bernal (PP).
Se confirmados os afastamentos, a Câmara pode ter novos vereadores. Seguindo a lista do site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, poderiam assumir os cargos os suplentes: Antônio Cruz, Clemêncio Ribeiro, Wilson Sami, Marcos Tiguman, Jacqueline Hildebrand, Pedrinho Spina, Isaías Martins e Josceli Roberto Gomes Pereira. A relação pode ser alterada se algum deles tiver problema com a Justiça Eleitoral.
Os suplentes podem encontrar mais facilidade para voltar se acionarem a Justiça Eleitoral, visto que a Câmara não deve convocar ninguém antes de 120 dias. Mario Cesar, por exemplo, foi afastado, mas a Câmara não cogita convocação de Loester antes de quatro meses.
Além dos nove já citados, o Gaeco ainda vasculha os aparelhos celulares de outros três vereadores: Eduardo Romero (PTdoB), Otávio Trad (PTdoB) e do atual presidente da Câmara, Flávio César (PTdoB). Nesta semana, o Gaeco volta a realizar oitivas com novos citados, o prefeito e vereadores que entraram em contradição nos primeiros depoimentos.
O Ministério Público Estadual já enviou o processo para a Câmara, com pedido de providência. Todavia, a Câmara ainda estuda o caso. Isso já aconteceu com Mario Cesar. O Ministério Público recomendou o afastamento, mas a Câmara não autorizou e a Justiça lhe proibiu de pisar na Câmara.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.