Governador também fala em enxugar a máquina, cortando 20% dos comissionados

O governador de Mato Grosso do Sul, (PSDB), cumpriu a promessa de não entregar comando de secretarias aos partidos aliados. Agora, o tucano garante que em relação às fundações e autarquias, onde há postos de direção que integram o chamado segundo escalão, seguirá a mesma linha, embora vá acomodar parceiros de outras legendas em cargos considerados de menor importância.

“Não vou dar fundações e autarquias para nenhum partido. Mas vou usar as pessoas de todos os partidos no governo”, afirmou Azambuja, após tomar posse no cargo, na tarde de quinta-feira (1º). Apesar dos muitos aliados de olho em alguma caga no governo, o tucano pensa deve enxugar a máquina pública e reduzir em 20% os cargos comissionados de todas as secretarias e também o custeio dos órgãos.

As indicações do secretariado foram técnicas. Na quinta, foram empossados os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; da Casa Civil, Sérgio de Paula; da Fazenda, Marcio Monteiro; de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis; de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta; de Saúde, Nelson Tavares; de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf; de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social, Professora Rose; de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery; de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck; e de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli. A nova Secretária de Habitação será Maria do Carmo Avesani Lopez, que não pode comparecer ao evento.

Já o Procurador-Geral do Estado é Adalberto Neves Miranda. Reinaldo também escolheu Wilton Acosta para a Funtrab (Fundação de Estado de Trabalho), Gerson Claro para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Nelson Cintra para a Fundação de Turismo, Enelvo Feline para a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), e o novo subsecretário de Comunicação é Rodrigo Ribeiro Mendes.