Pular para o conteúdo
Política

Redução de campanha diminui chances de ‘desconhecidos’, avaliam deputados

Tempo de campanha será de 45 dias
Arquivo -

Tempo de campanha será de 45 dias

Com a redução dos dias de campanha de 90 para 45 aprovada na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul disseram nesta terça-feira (17) acreditar que os menos conhecidos serão prejudicados com a medida.

Eduardo Rocha (PMDB) disse ser a favor e que não vê grande mudança na eleição para vereador. Já nas chapas majoritárias, para prefeito, por exemplo, ele avalia que o cenário é mais volátil, podendo acarretar resultados diferentes.

Para Cabo Almi (PT), é uma mudança difícil para qualquer partido. “Neste caso, ou a pessoa é eleita ou não, já que não tem muito tempo para campanha. Ele já tem que ser conhecido há mais tempo e isso prejudica os candidatos novos. Na majoritária não vejo muita diferença porque a estrutura deles é bem maior”.

Pedro Kemp, também PT, disse que 45 dias é tempo suficiente para divulgar a proposta e fazer a campanha. “Isso reduz o custo, concentra as atividades e racionaliza gastos. Campanhas longas gastam mais e fazem as pessoas as vezes acabarem indo atrás de financiamentos. Tudo o que pode baratear ajuda no combate à corrupção”.

Outra mudança é quanto ao novo prazo para filiação partidária daqueles que pretendem concorrer a alguma das cadeiras em disputa (prefeito, vice-prefeito ou vereador), que foi reduzido de no mínimo um ano antes das eleições para seis meses da data que antecede a votação, ou seja, dia 02 de abril de 2016.

Também mudaram os prazos para realização das convenções partidárias para escolha dos futuros candidatos, que no ano seguinte serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto, devendo os partidos políticos e coligações apresentarem os pedidos de registro de candidatura ao cartório eleitoral responsável até às 19h do dia 15 de agosto. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados