PT decide indicar Kemp para compor CPI do Cimi na Assembleia

Bancada cogitava boicote à investigação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Bancada cogitava boicote à investigação

O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Kemp, será o representante do partido na CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), criada nesta semana para investigar denúncias de incitação a invasões de terras por parte de indígenas. Os petistas, contrários à investigação, chegaram a cogitar não indicarem membro para o grupo.

No entanto, a bancada, formada por quatro parlamentares, ponderou que abrir mão da vaga ao qual tem direito permitiria à presidência da casa indicar outro parlamentar. Além disso, segundo o deputado Amarildo Cruz, participando da CPI o PT espera ter a possibilidade de apresentar contraponto à investigação.

O entendimento do PT é de que a CPI foi criada atendendo interesses do setor ruralista, “com intuito de acusar o Cimi”. “Não discutem a morte dos índios”, exemplifica Amarildo, ao comentar situação de conflito agrário entre índios e fazendeiros em municípios na região sul do Estado.

Por enquanto, falta o PMDB indicar representante na CPI. Além do petista, foram indicados até o momento, pelo bloco parlamentar, Mara Caseiro (PTdoB) e Beto Pereira (PDT); e Onevan de Matos, pela bancada do PSDB.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições