Projeto quer isentar doadores de medula na inscrição para concursos

Texto foi apresentado durante sessão de hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Texto foi apresentado durante sessão de hoje

Durante sessão desta quarta-feira (16) foi apresentado projeto de lei que prevê isenção da taxa de inscrição nas provas de concursos públicos aos doadores de medula óssea. O texto recomenda que o Executivo o faça em certames realizados pela Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional no Estado.

Conforme a medida, as provas realizadas por órgãos estaduais, a forma de obtenção e normas sobre a previsão do benefício deverão ser especificadas nos editais. Para ter direito à isenção, o doador, deverá comprovar sua inscrição, mediante documento fornecido pela entidade coletora oficial ou por esta credenciada.

Esta documentação será juntada ao procedimento formal de inscrição do interessado. Com relação, conforme parágrafo único do projeto de autoria do deputado estadual e líder do governo na Casa de Leis, Rinaldo Modesto (PSDB).

O parlamentar destacou que a finalidade é salvar vidas, pois o transplante de medula óssea salva pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Para ele há necessidade de mais campanhas para esclarecer a população a importância da doação, para contribuir com a melhoria da saúde dos que necessitam de transplantes.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições