Professores passarão por curso e prova para concorrer à direção de escolas

Regras são válidas somente para a rede estadual de ensino

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Regras são válidas somente para a rede estadual de ensino

Após sancionar lei que regulamenta o processo de eleição para diretor nas escolas estaduais no último dia 14, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) com o superintendente de Políticas de Educação, Waldir Leonel, divulgou como será o trâmite do pleito por meio do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Os interessados serão submetidos ao curso de gestão, apresentação de projeto voltado à unidade escolar que pretende gerir e prova com 30 questões. O pleito ocorre no dia 1º de dezembro. 

Os interessados tiveram até o dia 30 de julho para constituir comissão escolar em cada unidade de ensino. Agora, cabe ao presidente de cada grupo cadastrar os integrantes selecionados para fazer curso de capacitação em gestão escolar dentro do prazo de 4 a 6 de agosto. Bem como, cadastrar as chapas ou candidato individual de forma a possibilitar que, posteriormente, cada postulante possa completar sua inscrição ao pleito.

No caso de educadores que cumprem expediente em mais de uma instituição, caberá a ele escolher por qual delas quer fazer o curso que é obrigatório para participar da eleição e será realizado entre os dias 17 de agosto e 28 de setembro.

A carga horária total é de 60 horas distribuídas em seis módulos. O interessado deverá elaborar projeto de gestão escolar voltado à unidade que pretende concorrer à vaga de diretor ou diretor adjunto. O certificado comprovará que o candidato apto a participar da Avaliação de Competências Básicas.

Aos que passarem pelo curso, haverá avaliação de competências básicas no dia 4 de outubro com 26 questões objetivas e quatro dissertativas. As notas serão de 0 a 10 tendo como média obrigatória para aprovação 60% de acerto. A eleição dos dirigentes escolares será no dia 1º de dezembro deste ano com votação por meio de cédulas de papel.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado