Amanhã será realizada assembleia da categoria

 

Depois de mais de duas horas de reunião realizada na (Federação dos Trabalhadores em Educação), na tarde desta terça-feira (2), professores discutiram índice de reajuste salarial apresentado em proposta de conciliação pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul).  No entanto, fontes internas garantem que a proposta foi aceita pela maioria dos diretores de sindicatos municipais.

Após o encontro de hoje, os docentes devem retornar para os municípios para repassar detalhes e amanhã todos devem voltar a para participar de assembleia- geral da Federação. A categoria deflagrou greve no último dia 27 de maio.

“Não cabe a mim dizer se a proposta é favorável ou não, é a categoria que tem que decidir. Vamos fazer assembleia amanhã”, declarou Roberto Botareli, presidente da Fetems

A sessão de conciliação propôs, entre outros termos, igualar o piso dos professores estaduais até 2021, a equiparação do professor de 20 horas ao piso nacional de 40 horas semanais trabalhadas. Sendo assim, dentro de seis anos, um professor nível 1 que cumpre jornada de 20 horas, terá o mesmo vencimento de um docente que trabalha atualmente 40 horas por semana.

Ainda de acordo com a proposta, o Estado deve chamar em concurso mil professores, sendo 500 em Julho de 2015 e 500 em janeiro de 2016.