Política

Primeira reunião de 2015 do Codesul acontece nesta quarta em Campo Grande

Governador de MS conduzirá solenidade, que reúne membros de RS, PR e SC

Midiamax Publicado em 15/04/2015, às 11h06

None
reuniao_governadoria_-_chico_ribeiro_-gems.jpg

Governador de MS conduzirá solenidade, que reúne membros de RS, PR e SC

A primeira reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul) deste ano acontece em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira, a partir das 11 horas. O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), conduzirá a solenidade que acontece no Espaço Yotedy, na Avenida Antonio Maria Coelho, em Campo Grande.

Na ocasião, Azambuja passará a presidência ‘pro tempore’ do conselho para o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori. Além disso, os governadores dos participantes do Conselho, que são, além de MS e Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, vão debater o pleito federativo dos estados brasileiros, o que inclui dívida dos estados, não-oneração das finanças estaduais, redução a zero da contribuição dos estados e municípios para o Pasep, a Lei Kandir e o Fomento das Exportações (FEX).

Serão debatidos, ainda, temas relacionados à segurança pública na rede Bio Sul, criação da Sudesul (Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul), apresentação dos resultados do ano de 2014 do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o Parque Tecnológico Internacional de Mato Grosso do Sul, assuntos administrativos do BRDE, a cooperação para uso conjunto de postos de fiscalização sanitária da região do Codesul e a inclusão de Mato Grosso do Sul na Aliança Láctea.

De acordo com o governo do Estado, o Codesul é um foro com questões comuns aos estados participantes, que foi criado para encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, em especial às relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração do Mercosul. 

Jornal Midiamax