Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura vai divulgar como suspenderá contratos com Amorim e Baird

Proteco Engenharia e Itel Informática são investigadas
Arquivo -

Proteco Engenharia e Itel Informática são investigadas

Até amanhã a prefeitura de deve finalizar estratégia para suspender contratos com as empresas Proteco Construções e Itel Iformática, de propriedade de João Amorim e João Baird, respectivamente.  Ambas estão entre as investigadas na Operação Lama Asfáltica da Polícia Federal. A atitude obedece recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, mas divulgada no último sábado (25). 

Segundo secretário de Governo Paulo Matos, o Executivo ainda não foi notificado pelo MPE, mas desde a semana passada o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), pediu à Procuradoria do Município para analisar os contratos e encontrar maneira de congelá-los pelos menos até o fim da investigação.

“Não vimos o documento desta recomendação, só sabemos pela imprensa. Porém, independente disso, o prefeito já encaminhou pedido para o procurador Fábio Leandro analisar a possibilidade de suspender os contratos até esclarecer todos os fatos. Essa resposta deve sair até amanhã”, explicou. “Todos sabem que não pode haver suspensão da noite para o dia”, concluiu.

A Lama Asfáltica investiga esquema milionário de favorecimentos e fraudes em licitações com o Poder Executivo Municipal e com o Poder Executivo  Estadual. O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), recebeu orientação semelhante do MPF (Ministério Público Federal) e já paralisou obra do Aquário do Pantanal, até então conduzida pela Proteco.

O pedido feito à prefeitura ocorreu por intermédio do promotor de Justiça da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, Alexandre Capiberibe, e leva em consideração a competência do MPE em “zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público”.

Além disso, denúncia feita pelo Jornal Midiamax, que revelou sociedade dos referidos empresários com Elza Araújo dos Santos e vínculos com empresa localizada na Holanda, também serviu como base para a recomendação de suspensão dos contratos. O MPE considerou, ainda, possíveis atos de improbidade administrativa, levando em conta enriquecimento ilícito e atos que causam prejuízo ao erário.

“Com objetivo de evitar eventuais demandas judiciais para a responsabilização das autoridades competentes, que a Prefeitura Municipal de Campo Grande, na pessoa do Prefeito Municipal, Excelentíssimo Senhor Gilmar Antunes Olarte, promova a suspensão dos contratos vigentes firmados com as empresas Proteco Engenharia Ltda. e Itel Informática Ltda”, diz o texto recomendatório.

Olarte tem 30 dias para informar à Promotoria que tem ciência da recomendação e pontuar concordância ou não. “A ausência de observância da medida enunciada impulsionará o Ministério Público Estadual a adotar, quando cabível, as providências judiciais e extrajudiciais pertinentes para garantir a prevalência das normas de proteção ao patrimônio público e social de que trata esta recomendação”, completa a nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

tereza carrefour

Tereza Cristina acredita em possível negociação entre Brasil e EUA sobre tarifa de 50%

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

Últimas Notícias

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto

Política

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

O parlamentar ressalta que o Brasil é um país soberano

Polícia

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Ele já estava preso desde quando cometeu os crimes, em 2023

Economia

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

Com homologação de plano, pagamentos devem começar em 24 de julho