Por parceria, Dilma e Reinaldo falam em colocar rivalidade política ‘de lado’
Dilma trouxe à Campo Grande mulheres de destaque no país, como a ministra Carmem Lúcia e Maria da Penha
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dilma trouxe à Campo Grande mulheres de destaque no país, como a ministra Carmem Lúcia e Maria da Penha
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu a presidente Dilma Rousseff (PT) na visita que a petista fez a Campo Grande na manhã desta terça-feira (3). Depois de uma eleição de ataques entre petistas e tucanos, os dois prometeram uma ‘trégua’ para proteger a mulher da violência doméstica.
“Eu tenho certeza que a presidenta Dilma nunca vai deixar de ser do Partido dos Trabalhadores, assim como o governador Reinaldo Azambuja nunca vai deixar de ser do PSDB, mas juntos Governo Federal e Governo do Estado podem e devem sim construir as parcerias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir as desigualdades”, disse Reinaldo durante a cerimônia de inauguração da Casa da Mulher Brasileira, a primeira a ser lançada no país.
O tucano aproveitou a presença da petista para dizer que pretende reduzir os índices que colocam Mato Grosso do Sul como o 2º Estado do país no ranking de agressões a mulheres e o 5º no ranking de estupro.
“Cabe a nós que fomos eleitos e somos detentores de mandato, governar para as pessoas. Muitas pessoas não entendem muitas vezes o cenário político e as disputas eleitorais que existem e devem sempre existir porque isso é o oxigênio para a democracia do nosso País, mas nós sabemos que para resolver grande parte dos problemas que as pessoas enfrentam, nós precisamos sim construir as parcerias”, emendou o governador.
Dilma trouxe à Capital Maria da Penha, que se tornou um marco no combate à violência contra mulher, dando inclusive nome à legislação que prevê maior proteção para as vitimas e punição para agressores.
Na Casa, vai funcionar, alem de pontos de apoio de órgãos como Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, a delegacia 24hs de atendimento à mulher.
Governo estadual e federal querem fazer com que Campo Grande, onde um estupro é registrado a cada sete horas, deixe de ser a capital com a maior taxa de atendimento na Central de Atendimento à Mulher, o Disk 180. Dados da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) apontam que somente em 2014, foram instaurados mais de 3,2 mil inquéritos de casos de agressão doméstica.
O governo espera atender, entre mulheres e crianças, pelo menos 250 pessoas por dia. O espaço, que será reproduzido em todo o país, custou pouco mais de R$ 18 milhões, com recursos da União, Estado e Município.
Compromisso Social
A parceria proposta pelo governador à presidente, inclui, além de proteção à vitima de violência, políticas sociais de inclusão e capacitação para inserção no mercado de trabalho.
Para isso, o tucano prometeu implementar dois programas, o “Empresa Amiga da Mulher”, um pacote de incentivos fiscais para que elas tenham apoio para não dependerem financeiramente de seus próprios agressores, e o “Aluguel Social”, para dar condição à vitima de se manter com os próprios recursos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.